Instituto do Coração de Patrocínio lança campanha “Cada segundo é essencial para o seu coração”

26.09 Instituto do Coração de Patrocínio lança campanha “Cada segundo é essencial para o seu coração”


Ação para conscientização sobre cuidados com o coração será realizada na Praça Honorato Borges, com equipe médica e assistencial do Hospital. O objetivo é alertar a população para as doenças que colocam em risco a saúde do coração e, principalmente, ensinar a preveni-las.



No dia 29 de setembro, segunda-feira, comemora-se o Dia Mundial do Coração. Para marcar a data, o Hospital Med Center, referência em Patrocínio e região, realizará uma ação de conscientização sobre a importância da prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares. A ação, terá início neste sábado (27), às 8 horas, durante a Campanha de Prevenção de Acidentes, realizada pelo Rotary Brumado dos Pavões, quando acontecerá o passeio ciclístico no centro de Patrocínio. O passeio ciclístico terá início às 8 horas com o início do trajeto na Praça Honorato Borges, Rua Presidente Vargas, Rua Elmiro Alves do Nascimento, Rua Governador Valadares, Praça da Matriz, Rua Presidente Vargas e Praça Honorato Borges.

Durante toda a manhã, serão distribuídos folhetos informativos e serão realizados exames gratuitos, como aferição de pressão arterial, além de orientações sobre como manter a saúde do coração, para as pessoas que passarem pela Praça Honorato Borges. A iniciativa faz parte do trabalho de conscientização do Instituto do Coração do Med Center, e visa mostrar que os cuidados com o coração devem ser constantes, independentemente de idade.

População poderá esclarecer dúvidas sobre doenças cardiovasculares

Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam que cerca de 17 milhões de pessoas no Brasil são afetadas, anualmente, por doenças cardiovasculares e as mortes chegam a 300 mil. A realidade já é ruim, mas as previsões são piores ainda: de acordo com um estudo da Universidade de Columbia (EUA), no ano de 2040, o Brasil será o primeiro país do mundo em mortalidade cardiovascular, estimando-se um aumento de 250% de mortes.

Segundo o Diretor do Instituto do Coração, Dr. Júlio Cesar Borges, as doenças cardiovasculares são a principal causa de mortalidade no mundo. “A maior incidência é de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e em seguida vem o Acidente Vascular Cerebral (AVC), e os principais fatores de risco são a hipertensão arterial, a diabete mellitus, dislipidemia, sedentarismo, obesidade, estresse e tabagismo. Devemos atuar de maneira efetiva e agressiva nestes fatores de risco, sendo estes responsáveis diretos pelas doenças cardíacas”, observa.

Dr. Júlio alerta que a cada dois minutos, uma pessoa sofre infarto e a cada minuto, um brasileiro morre. “A taxa de mortalidade é crescente, 30 a 50% falecem antes mesmo de chegar ao hospital”, afirma.

Cuidado com o seu Coração

Os problemas cardíacos são separados em quatro grupos: defeitos congênitos, doença coronariana, insuficiência cardíaca e miocardiopatia. Eles ocorrem quando o coração ou os vasos sangüíneos têm sua formação comprometida antes do nascimento, podendo obstruir o fluxo do sangue e causar insuficiência cardíaca. Males como varíola, rubéola e toxoplasmose, contraídos pela mãe durante a gestação, e fatores hereditários constituem seus maiores vilões. Corrige-se boa parte deles com operação, porém alguns somem sozinhos.

Doença coronariana

Nesse caso, os vasos sangüíneos que levam o oxigênio para o coração diminuem até se fecharem por completo. O problema é ocasionado pela aterosclerose (placa de gordura na parede do vaso) ou pelo acúmulo de plaquetas sobre uma dessas placas. Em situações graves, a doença coronariana pode levar à angina (dor no peito) e ao enfarte. É mais comum em homens e encontra no fumo, na obesidade, na diabetes, na hipertensão, nos níveis elevados de colesterol, no sedentarismo e na genética seus elementos desencadeantes. Há várias opções de tratamentos, por isso a necessidade de consultar regularmente o seu cardiologista.

Insuficiência cardíaca

Trata-se da incapacidade do coração de bombear o sangue em quantidade suficiente para “alimentar” o organismo, reduzindo seu fluxo em órgãos como cérebro e rins, nos tecidos e nele próprio. Como resultado, há retenção de água e sal e o volume sangüíneo sobe, provocando inchaços (edemas). Se a insuficiência atingir o ventrículo esquerdo do coração, o líqüido se acumula nos pulmões e dificulta a respiração. Caso afete o direito, o acúmulo ocorre nos membros inferiores, tornozelos e fígado.

Miocardiopata

Aqui, o músculo encontra-se danificado ou defeituoso, podendo levar o indivíduo a um quadro de insuficiência cardíaca.

A data será lembrada durante toda a semana, através de ações, que serão desenvolvidas no próprio hospital com os pacientes que agendaram consultas ou algum procedimento no Instituto do Coração.

O Hospital Med Center mantém um plantão de urgência e emergência durante 24 horas para qualquer eventualidade, além de contar em sua infraestrutura, com o Instituto do Coração de Patrocínio e UTI, para os atendimentos cardiológicos.

Equipe médica de Cardiologia do Instituto do Coração de Patrocínio-Hospital MedCenter:

• Dr. Julio Cesar Borges - Cardiologista Intervencionista

• Dr. Thalles Oliveira Gomes – Cardiologista Intervencionista

• Dr. Daniel Oliveira Nunes Silva - Cardiologia Clínica / Teste Ergométrico

• Dr. Eduardo Messias C.Teixeira- Cardiologia Clínica / Ecocardiografista

• Dr. Ideraldo de Aguiar Melo - Cardiologia Clínica (Monte Carmelo)

• Dr. Ivan de Carvalho Carneiro- Cardiologia Clínica / Teste Ergométrico

• Dr. José de Arimatéia Neves - Cardiologia Clínica

• Dr. Marco Antônio de Castro Alves - Clínico Geral

• Dra. Paula F.Gontijo – Cardiologia Clínica / Ecocardiografista

• Dr. Rogério Queiroz- Cardiologia Clínica / Ecocardiografista



Mais informações entre em contato:

(34)3839-5600

www.incorpatrocinio.com.br

www.hospitalmedcenter.com.br

 

Documento sem título
Rua Otávio de Brito, no. 20 - Centro - Cep 38740-000 - Patrocínio - MG - Telefone: (34) 3839.5600
Todos os direitos reservados - © Copyright 2011 - Med Center

Desenvolvido por Portfólio