Baixas temperaturas aumentam a incidência de infarto!

17.07 Baixas temperaturas aumentam a incidência de infarto!

O infarto do miocárdio é uma emergência médica. Metade das mortes ocorre nas primeiras horas após o inicio dos sintomas. Quanto mais precoce o tratamento, menor será o dano ao coração.

É de conhecimento comum que sedentarismo, tabagismo, colesterol alto, hipertensão e obesidade são fatores de risco para o desenvolvimento do infarto, doença que provoca a morte de milhares de pessoas anualmente. Mas um fato que poucos sabem, é que além desses fatores, o tempo frio também contribui para que os casos de infarto aumente. Com a chegada do inverno, o risco de infarto pode ser até 30% maior do que em outras épocas, segundo especialistas. “Um dos principais motivos é a vasoconstrição, que diminui o diâmetro das artérias. Isso reduz o fluxo sanguíneo no coração e a oferta de oxigênio no organismo”, explica o Dr. Julio Cesar Borges, médio Cardiologista Intervencionista do Instituto do Coração de Patrocínio – MedCenter. Se a pessoa tem muitos fatores de risco para doenças cardiovasculares, a chegada do frio torna o cenário ainda mais perigoso. Por isso, o médico destaca três recomendações importantes: “É imprescindível realizar check-up cardiológico anualmente, praticar exercícios físicos com orientação de especialista e, ainda, consumir alimentos saudáveis, evitar gorduras e sal em excesso”.
Dor no peito é um dos principais sintomas, com a sensação podendo irradiar para o braço esquerdo. Sintomas mais genéricos, como tontura, náuseas e suor intenso podem aparecer, mas há até casos em que o episódio ocorre de forma silenciosa.
Se estiver com alguém que apresente sintomas de infarto, não perca tempo: procure socorro urgente. Consulte regularmente o seu cardiologista ou agende uma consulta com um dos cardiologistas do Instituto do Coração de Patrocinio;
Equipe médica de Cardiologia do Instituto do Coração de Patrocínio-Hospital MedCenter:
• Dr. Julio Cesar Borges - Cardiologista Intervencionista
• Dr. Thalles Oliveira Gomes – Cardiologista Intervencionista
• Dr. Daniel Oliveira Nunes Silva - Cardiologia Clínica / Teste Ergométrico
• Dr. Eduardo Messias C.Teixeira- Cardiologia Clínica / Ecocardiografista
• Dr. Ideraldo de Aguiar Melo - Cardiologia Clínica (Monte Carmelo)
• Dr. Ivan de Carvalho Carneiro- Cardiologia Clínica / Teste Ergométrico
• Dr. José de Arimatéia Neves - Cardiologia Clínica
• Dr. Marco Antônio de Castro Alves - Clínico Geral
• Dra. Paula F.Gontijo – Cardiologia Clínica / Ecocardiografista
• Dr. Rogério Queiroz- Cardiologia Clínica / Ecocardiografista

Dr Júlio Cesar Borges
CRM: 49018
Cardiologia Intervencionista
 

Documento sem título
Rua Otávio de Brito, no. 20 - Centro - Cep 38740-000 - Patrocínio - MG - Telefone: (34) 3839.5600
Todos os direitos reservados - © Copyright 2011 - Med Center

Desenvolvido por Portfólio