Instituto do Coração de Patrocínio realiza Embolização de Mioma Uterino

27.06 Instituto do Coração de Patrocínio realiza Embolização de Mioma Uterino

Técnica minimamente invasiva é alternativa para mulheres que desejam engravidar

O mioma uterino é um tumor benigno que tem grande incidência entre as mulheres na fase reprodutiva. São pacientes que podem apresentar sintomas como sangramentos, cólicas e fluxos menstruais excessivos, sensação de peso em baixo ventre, dor durante relação sexual, dificuldade para engravidar e até abortos espontâneos.

O tratamento das pacientes com miomas deve ser individualizado, levando-se em consideração a idade da paciente, o desejo de gestação, os sintomas provocados, o tamanho e a localização dos miomas.

A embolização dos miomas uterinos é um procedimento seguro que envolve uma equipe multidisciplinar (ginecologista, médico intervencionista entre outros), oferecendo uma recuperação bem mais rápida para as pacientes, que os procedimentos cirúrgicos.
A técnica da embolização uterina é minimamente invasiva, realizada sob anestesia local e não precisa de pontos, pois não são feitos cortes. O procedimento é executado por uma punção da artéria femoral (na região da virilha) com a introdução de um cateter. Após o cateterismo das artérias uterinas é realizado injeção de microesferas ou micropartículas, responsáveis pela obstrução do fluxo sanguíneo dos miomas. Este processo faz com que os miomas entrem em degeneração, levando-os a reduzir de volume e consequentemente a melhora dos sintomas. Por ser um procedimento minimamente invasivo, o tempo de internação hospitalar é reduzido (em torno de 48hs), proporcionando um retorno as atividades de trabalho e aos exercícios físicos em até uma semana.
De acordo com o Dr. Julio Cesar Borges, médico Hemodinamicista e Cardiologista Intervencionista, do Instituto do Coração “a embolização apresenta como alternativa para aquelas pacientes que não responderam ao tratamento clínico (medicamentos), não querem se submeter à cirurgia de histerectomia ou miomectomia ou que ainda desejam ter filhos”.

Consulte seu ginecologista regularmente. Nas consultas de rotina, muitos casos de miomas podem ser diagnosticados.

O Instituto do Coração está localizado dentro do Hospital e
Maternidade Med Center, para maiores informações ligue 34-3839-5640.

Acesse: www.hospitalmedcenter.com.br
 

Documento sem título
Rua Otávio de Brito, no. 20 - Centro - Cep 38740-000 - Patrocínio - MG - Telefone: (34) 3839.5600
Todos os direitos reservados - © Copyright 2011 - Med Center

Desenvolvido por Portfólio